• Lifebook
  • Posts
  • Só para quem gosta de desafios!

Só para quem gosta de desafios!

#003 edição

Sempre há mais para explorar, mais para aprender e mais para viver.

⚠️ Atenção! Ao final dessa news, você pode estar disposto a assumir coisas que nem imaginaria. Boa sorte!

Parece que quanto mais a vida vai passando, mas nós ficamos acomodados e buscando o conforto.

Por exemplo, talvez, até hoje, você nunca tenha tido contato com algum livro ou uma experiência positiva com a literatura, isso ficou confortável para você.

Mas a Lifebook vem para mostrar que isso pode ser diferente. Você pode viver um novo desafio:

💡 Ver a literatura, os livros, os autores, poemas e contos de forma positiva. Eles podem ser desconfortáveis no início, mas tem muito a ensinar.

Borá lá? 💛

Li um conto e decidi começar um novo esporte. 🏃🏻‍♀️

Parece loucura, né?

Mas calma! Vou te dar todo o contexto. 👇

Já treino musculação há alguns anos, mas cheguei numa fase em que sentia que estava confortável.

Aumentando vez ou outra o peso nos treinos, treinando todos os dias, mas sentindo que tava faltando um desafio pra me tirar da zona de conforto.

Até que li um conto que me lembrou como é importante buscar ilhas e caminhos desconhecidos para nos desafiar.

Eu nunca tinha corrido, nunca passava de 1 min correndo e sempre usava uma desculpa para pular o cardio.

E assim que terminei de ler esse conto, eu decidi: vou começar correr.

Por que? Porque eu queria um desafio, eu queria conhecer um desconhecido que eu nunca tinha vivido e queria sair da minha zona de conforto.

Mas gente, que conto é esse?

Estou falando do “Conto da Ilha Desconhecida”, uma obra que carrega uma mensagem profunda sobre a vida e a busca pelo desconhecido.

Esse conto é uma narrativa do autor José Saramago.

A história começa com um homem batendo à porta do castelo, pedindo ao rei uma embarcação para encontrar uma ilha desconhecida.

Seu pedido vai muito além da simples exploração geográfica; ele simboliza um desejo profundo de sair do ordinário, romper barreiras e aventurar-se fora da zona de conforto, em busca do desconhecido.

Mesmo relutante, o rei acaba cedendo à insistência do homem e lhe concede um barco.

No entanto, o desafio do homem está apenas começando. Ele precisa preparar o barco para a viagem e, nesse processo, ele encontra uma mulher da limpeza do castelo que decide ajudá-lo em sua busca.

Juntos, eles trabalham incansavelmente para tornar o barco pronto para o mar, e no processo, desenvolvem um relacionamento profundo e significativo.

Ao longo da história, vemos o quanto foi desafiador buscar por algo novo, desconhecido e sair da zona de conforto em que o personagem estava.

(Você só vai saber o final, se ler o conto 😉)

Coragem é o que o conto nos ensina!

É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós. (José Saramago)

Vendo a história desse conto, eu te pergunto: quando foi que você fez algo pela primeira vez e se desafiou a sair da zona de conforto?

Meu desconforto foi correr pela primeira vez. E essa jornada pelo meu desconhecido tem me ensinado muito sobre meus limites, como superá-los e como eu aguento muito mais do que imagino.

Talvez, o seu seja ler mais, não reclamar, ir visitar lugares novos, se alimentar melhor, começar a treinar etc.

Cada um tem uma ilha desconhecida a ser explorada.

Um conto de 1997, mas que até hoje nos desafia!

O “Conto da Ilha Desconhecida” é um lembrete de que sempre há mais para explorar, mais para aprender e mais para viver.

Então, da próxima vez que você se sentir acomodado ou preso na rotina, lembre-se da ilha desconhecida e da infinita jornada de descobertas que a vida tem a oferecer.

Esse conto, além de nos lembrar sobre esses pontos, traz diversos outros ensinamentos para a nossa vida pessoal. Olha só:

  • Persistência e determinação: o personagem principal não desiste do seu sonho, mesmo quando enfrenta obstáculos e descrença por parte dos outros.

  • A importância do autoconhecimento: a jornada em busca da ilha desconhecida é também uma metáfora para a busca interior e o autoconhecimento.

  • A jornada é tão importante quanto o destino: processo de preparação do barco e a própria busca pela ilha são retratados como partes fundamentais da aventura.Claro que a news de hoje não poderia ficar sem o link para você ler esse conto completo. Já aviso que é um conto curtinho de 15 páginas.Aproveite esta semana para ler e ver a mudança nos próximos dias. 💛Se eu pudesse resumir em uma frase do conto o que ele é, seria:Como eu disse, meu desafio foi começar a corrida.E qual será o seu desafio? Espero que essa news te motive a viver algo novo!Se você quer que outro amigo também viva essa experiência positiva com a literatura, é só compartilhar essa edição com ele.ig: _anaclaudiagomesAqui, é onde você tem um encontro diferente com a literatura.Mais que livros, lições para a vida.Dúvidas, feedbacks ou sugestões? Responda esse e-mail ou envie um direct pra meu insta.Amei sua companhia 💛Até o próximo domingo!